sábado, 17 de maio de 2008

Não Julgueis!

NÃO julgueis, para que não sejais julgados. Porque, com o juízo com que julgardes, sereis ulgados, e, com a medida com que tiverdes medido, vos hão-de medir a vós.E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás ao teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho; estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Mt 7: 1-5

Hipocrisia, quem estava julgando era culpado de faltas maiores, isso nos faz lembrar João 8, o caso da mulher adúltera. "Aqueles de vós que está sem pecado seja o primeiro que atire pedra pedra". Niguém se habilitou. Eles viviam numa época diferente, o evangelho pleno não havia sido revelado ainda, ou melhor, não havia chegado à plena manifestação. Na nova dispensação são outras as pedras que atiramos, desde que não estejamos sendo culpados de coisas piores, essas pedras somos nós mesmos!

Vós, também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por Jesus Cristo. IPe 2:5 (com uma certa liberdade de interpretação)

Pedras vivas de um edifício que tem uma pedra angular no próprio Cristo, pedra que segundo a visão de Daniel (Dn 2:45) destruirá o presente Reino sendo Ele mesmo uma pedra de tropeço para aqueles e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes (I Pe 2:8). Essa Pedra hoje "fere" pela Palavra, fere e cura . Fere os que a rejeitam sendo eles nela julgados, e cura aqueles que por ela feridos se voltam para aquilo que os condena em sincero arrependimento. Crentes são pessoas que estão em processo de transformação no carater, estão sendo moldados a semelhança de Cristo. Como pedras vivas agem sendo arautos da Palavra e são eficientes enquanto suas vidas estejam de acordo com a mesma palavra.

Assim quando vivem o que pregam estão manifestando o julgamento, o ato de condenar o erro é considerado afronta pelo pecador não regenerado.

"E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós" I Pe 2:4

Assim pregando a justiça estamos condenando o erro, julgando-o de acordo com a verdade revelada, não as "nossas verdades".Mas para apontar o erro é necessário VIVER a verdade, caso contrário estaremos no rol dos hipócritas, dos fingidos. Hipocritas tem uma característica comum:

Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo. Mt 23:24

Coam mosquitos = reparam no arqueiro
Engolem camelos= Não vê a trave no próprio olho.

O bom crente não julga ele mesmo, mas manifesta Cristo em sua vida e é essa manifestação de Cristo na igreja que julga o mundo.

E, graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta, em todo o lugar, o cheiro do seu conhecimento. Porque, para Deus, somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes, certamente, cheiro de morte para morte; mas, para aqueles, cheiro de vida para vida. E, para estas coisas, quem é idóneo? Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus, na presença de Deus. II Co 2:14- 17

Amém!

Nenhum comentário:

Shalom!

Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!

(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)