E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra, e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença: e disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas. Então um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquíntidas: e veio, e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam. Assim tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. E não puderam comer.Porém ele disse: Trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela, e disse: Tirai de comer para o povo. Então não havia mal nenhum na panela. 2 Reis 4:38-41
A farinha anulou o veneno.
Permitam-me uma analogia daquelas arriscadas:
E QUANDO alguma pessoa oferecer oferta de manjares ao Senhor, a sua oferta será de flor de farinha, e nela deitará azeite, e porá o incenso sobre ela;E a trará aos filhos de Aarão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha, e do seu azeite, com todo o seu incenso; e o sacerdote queimará este memorial sobre o altar; oferta queimada é, de cheiro suave ao Senhor.Lev 2:1-2
Em muitas passagens da LEI, me perdoem os exegetas fieis, a farinha está sempre misturada ao AZEITE e, nesse caso, associada ao incenso.
A farinha, no caso acima, serviu, não lembro o termo em química, mas anulou o que era prejudicial.A farinha é o quê?
TRIGO moído!
Certo, "trigo" é símbolo dos crentes, não individualmente, mas em COMUNHÃO, tão unidos que não podemos diferenciá-los do joio.
Claro que uma vez farinha já não há joio. O VENENO é todo o mal que estamos assistindo. O ato de lançar farinha na panela significa que o TRIGO está fazendo-se presente.
Já notei que a farinha aparece como óleo, isso remete-nos para o SALMO 133, temos então dois símbolos fortes, o Espírito Santo e a COMUNHÃO.
O incenso é a oração.
Assim cada um de nós deve, depois de orar e estar cheio de óleo, anular o erro pela pregação e pelo viver da verdade.
A VERDADE, quando pregada, tem um poder inigualável para fazer resplandecer a sua luz em meio às trevas.
Vamos à Bíblia:
OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Aarão, e que desce à orla dos seus vestidos.Como o orvalho de Hermon, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre. SALMO 133:1-3
Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde. SALMO 141:2
O óleo também simboliza a cura, JESUS é o MESSIAS porque Ele é "ungido com óleo da alegria" (Hb 1:9)
Dá para fazer a diferença sim, que quem pode faça.
AMÉM.
"O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante" Blaise Pascal, Pensamentos, artigo VI, 347. Todo material deste blog pode ser reproduzido livremente, desde que sem fins lucrativos e com a indicação da fonte. Alguns textos mais antigos não refletem mais as ideias do autor, mas permanecem como um exemplo da sua própria evolução pessoal.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Shalom!
Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!
(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)
(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário