Essa foi um bela metáfora criada por Blaise Pascal para expressar a fragilidade e a grandeza humanas. A expressão se encontra no livro "Pensamentos" que é uma compilação de notas e apontamentos do filósofo publicados postumamente. Muito conhecido pela frase (fora do contexto obviamente) "O coração tem razões que a própria razão desconhece". Pascal era um pensador "polivalente", produziu muita coisa no campo da matemática e da filosofia, sendo inclusive inventor de uma "máquina de calcular",mas foi na religião que ele encontrou sua verdadeira vocação. O Pascal dos "Pensamentos" é um homem que, após a condenação do Jansenismo pelo Papa Alexandre VI, troca a militância religiosa e apologética pelo recolhimento. Nesse recolhimento ele medita sobre a condição humana, sobre a miséria e a grandeza humanas.
"O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá-lo: um vapor, uma gota de água bastam para matá-lo. Mas, mesmo que o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que quem o mata, porque sabe que morre e a vantagem que o universo tem sobre ele; o universo desconhece tudo isso. Toda a nossa dignidade consiste, pois, no pensamento. Daí que é preciso nos elevarmos, e não do espaço e da duração, que não podemos preencher.Trabalhemos, pois, para bem pensar; eis o princípio da moral. Não é no espaço que devo buscar minha dignidade, mas na ordenação de meu pensamento. Não terei mais, possuindo terras; pelo espaço, o universo me abarca e traga como um ponto; pelo pensamento, eu o abarco".
( Pensamentos, Coleção Os Pensadores, Abriu Cultural, 1988, Artigo VI; 347, 348)
"O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante" Blaise Pascal, Pensamentos, artigo VI, 347. Todo material deste blog pode ser reproduzido livremente, desde que sem fins lucrativos e com a indicação da fonte. Alguns textos mais antigos não refletem mais as ideias do autor, mas permanecem como um exemplo da sua própria evolução pessoal.
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Shalom!
Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!
(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)
(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)
Um comentário:
É realmente é uma historia muito interessante. Fico feliz em saber que existe alguém que pense nisso!
Postar um comentário