terça-feira, 28 de agosto de 2007

O Sábado e a Criação

O SÁBADO E A CRIAÇÃO


Essa foi uma discussão com um amigo adventista sobre a questão do quarto mandamento em Ex 20. É um bom tanto expeculativa, mas eu vou colocá-la aqui como curiosidade.

Decálogo

Continuando nossa conversa, em respeito e amor,(...) .Eu imaginei "antes de dizer qualquer coisa é melhor dar uma olhada nos "Dez Mandamentos", eles me dirão algo sobre a questão de sua guarda e do Sábado:Vamos ao Êxodo, capítulo 20:1

"Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo:2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão".

Primeira conclusão, o "Deka Logos" foi dirigido ao povo que foi tirado do Egito, da casa da servidão, Israel, isso é obvio, não perca isso de vista, continuemos diretamente no quarto mandamento:

8 "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra,10 mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou".

Descobri também que não só as pessoas descansavam no Sábado, mas até mesmo os animais. E descobri que o modelo usado foi o da semana da criação. Essa informação é muito importante, guarde-a. Porque Deus descansou no Sábado ele foi santificado. Interessante...Esse texto sempre é citado por quem guarda o Sábado, mas ele não é a única versão dos "Dez Mandamentos", existe outra no capítulo 5 de Deuteronômio, as duas passagens não são exatamente iguais, mas são complementares. Det 5:12-15

"Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor, teu Deus.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra,Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus: não farás nenhuma obra nele, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu:
Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali, com mão forte e braço estendido; pelo que, o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado".

Agora descobri uma outra coisa (v 15) o Sábado deveria ser guardado porque nesse dia se faria memória da servidão no Egito.Deixe-me tentar por as idéias em ordem:Escravos não têm dia de folga, aliás, nos tempos antigos acho que quase ninguém tinha. Os israelitas tinham que parar de vez em quando para lembrar que foram escravos no Egito. A escolha do dia de descanso recaiu sobre o sábado, o último dia da semana em semelhança à semana da criação!

Isso não significa obrigatoriedade de os gentios guardarem o sábado, exceto quanto estivessem sob o teto dos judeus. Alguns aplicam esses preceitos de Israel a si mesmos porque acreditam na substituição de Israel pela igreja, isso é um grande erro, eles têm coisas semelhantes mas não são a mesma coisa. Um judeu pode se unir a igreja e usufruir de seus benefícios, tanto quanto um cristão pode ser cidadão de Israel, porém promessas relativas ao povo e a terra pertencem exclusivamente aos judeus!Não é porque Paulo chama a igreja de Israel de Deus (se era realmente essa a idéia) que o Israel terreno não tenha papel mais no plano de Deus, essas pessoas deveriam ler Romanos 11:

"7 Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.Romanos 11:25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado".

Romanos 11:26

"E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades."

Eu gostaria agora de compartilhar algumas REFLEXÕS MINHAS, confesso que são um pouco especulativas e reafirmo que meu interesse não é formular doutrinas, leia o que eu escreverei a seguir como um "Poderia ser que..."

Eu aprendi que :

" Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou."


E que a guarda do Sábado relembra o cativeiro, Ex 20:10:

" Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;15 porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado."

E eu fiquei pensando " O que tem a ver a semana da criação com tudo isso?"Bem, Hebreus 4 fazendo uma analogia com o sétimo dia e um jogo de palavras com seu significado (Shabat/descanso) diz que haverá outro descanso e esse descanso não é apenas de um dia porque ele faz uma analogia com a posse da terra prometida:

"4 Porque, em certo lugar, disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.5 E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.6 Visto, pois, que resta que alguns entrem nele e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas-novas não entraram por causa da desobediência,7 determina, outra vez, um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.8 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria, depois disso, de outro dia.9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus."

Bem, você tem guarda do Sábado em semelhança à semana da criação e tem a guarda do Sábado como memória de um cativeiro, espiritualmente, que cativeiro seria esse?Hebreus promete um novo dia, isso em alusão à profecia de Isaías 49:08:

" Assim diz o SENHOR: No tempo favorável, te ouvi e, no dia da salvação, te ajudei, e te guardarei, e te darei por concerto do povo, para restaurares a terra e lhe dares em herança as herdades assoladas;"

Preste atenção numa coisa "Para restaurares a terra", terra aqui é a terra de Israel, mas a restauração de Israel, como vista em Rm 11, importa em restauração da terra toda, ou seja, da Criação!

Bom, o NT diz alguma coisa sobre a Criação:Rm 8:17-23

"17 E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.19 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.20 Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,21 na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo."

Ele diz que a Criação (criatura) aguarda a manifestação dos filhos de Deus, ela ficou sujeita a vaidade e geme e está com dores de parto e diz que a mesma Criação sera libertada da Servidão! Libertada da servidão!

Mas porque a Criação geme?Por isso:

"E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida." Gênesis 3:17

Ela, a Criação foi sujeita à servidão por causa do pecado de Adão,e pelo que Paulo está dizendo, a redenção dos descendentes de Adão trará redenção à Criação!Não sei porque Almeida utilizou as palavras criação/criatura para traduzir o grego "Ktisis" que significa realmente coisa criada, aliás "Ktisis" aparece em outro trecho muito interessante (2Co 5:17-19):

"17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.18 E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,19 isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação."

Veja, nova criatura ou nova criação. Portanto em Cristo somos uma nova criação!E essa nova Criação se entenderá à toda a terra e até aos céus!Portanto o ser-humano (o gênero humano)será definitivamente redimido e a terra também o será!

Pedro nos diz que a terra de agora será queimada e em seu lugar será criada uma Nova Terra, a terra redimida (2Pe 3):

"2 para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos,3 sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.5 Eles voluntariamente ignoram isto: que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste;6 pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio.7 Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios.10 Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão.11 Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade,12 aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?13 Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça".

Vejam a acusação dos ímpios "Porque desde o principio da criação" e em seguida Pedro passa a relatar o que acontecerá com essa criação, ela será reformulada!

Pecado do Homem- Maldição da Terra.Redenção do homem- Redenção da terra.

Pense o seguinte, tipologicamente, que embora o pecado tenha sido cometido após o término da criação ou seja após o sétimo dia, talvez exista uma relação que subjaz sob a superfície do texto. Obviamente Deus permanece "descansando de Sua obra" pelo menos eu não soube de outra criação.

Concluindo:

Isso não significa que Ele não esteja trabalhando, como disse Jesus, "Meu Pai trabalha até agora", mas não é o mesmo trabalho, é um outro.Se tipologicamente os sete dias da criação significarem o período da redenção de tudo teremos a chave que nos dará o sentido do Sábado.Seis é o número do material, da criação e do homem, sete é o número de Deus. E o número oito?Vou dar um palpite, o filho varão de todo judeu era circuncidado ao oitavo dia apontando para uma outra circuncisão-a do coração. A circuncisão do coração era a marca da "nova criatura". O nome Jesus em grego totaliza 888 em oposição ao anticristo com seu 666. Nesse sentido eu seguirei Michael W. Hoggard em seu estudo "King James' code" (http://www.biblebelievers.com/Hoggard_KJV_Code.html, pare ele o oito é "New Birth, New Creation, New Beginning" (novo nascimento, nova criação, novo começo).Qual é a marca desse novo dia?O que aconteceu logo após o sábado? Veio o novo dia, o dia que marca a nova criação, o dia da ressurreição de Jesus!Portanto o domingo é o primeiro dia mas é também o oitavo e simboliza a redenção da humanidade que se encontra no Sábado relembrando a servidão!Lembrem-se que " Em Cristo nós morremos e ressuscitamos" , Efésios 2:04-07:"

4 ¶ Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,5 estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;7 para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus."

Portanto os judeus durante todos esses séculos guardando o Sábado à semelhança dos dias da criação e em memória da sua servidão anunciavam maravilhosamente que Deus um dia redimiria o homem e toda a Criação quando o Sábado tipológico chegar ao seu fim e entrarmos no oitavo e primeiro dia da nova Criação!

Amém!

Um comentário:

Após a postagem desse artigo recebi um comentário de um irmão adventista que aprendi a respeitar e amar e que reproduzo na íntegra aqui:

"Meu irmão Isaías,confesso que és um homem muito inteligente, e também muito estudioso ,mas, não precisaria estudar tanto, nem de muitas pesquisas, para se chegar a tais conclusões, caso tivesse fé suficiente para acreditar naquilo que é o óbvio.O sábado continua sendo Santo, independente de suas análises.Será que o primeiro homem que guardou o domingo, sabia de tudo isso que voce postou?Será que durante esses longos anos, os irmãos que guardam o domingo, sabiam o porque guardavam?A guarda do sábado é simples, basta aceitá-lo.A bíblia é clara quanto a isso.Já o domingo, é preciso um estudo muito profundo da bíblia para entende-lo, talvez precise saber bastante teologia e também grego. A palavra de Deus é para o entendido, como também para o humilde."

Eu confesso, como já o fiz no começo do artigo, que o texto é altamente especulativo. Nem de longe deve ser usado para formular doutrina alguma que seja. Embora eu tenha dito que o cristão não é obrigado a guardar o sábado não disse que defendo a guarda do domingo. Não existe mandamento bíblico dizendo que o domingo substituiu o sábado (assim como não existe mandamento para quardar o sábado no Novo Testamento sob o meu ponto de vista). A idéia geral do texto é descobrir porque um mandamento de características rituais (embora não seja um ritual) está inserido está inserido num código com características morais ou éticas. Qualquer um pode perceber que o quarto mandamento é diferente dos outros nove. Eu acredito que ele está lá por uma razão muito clara, talvez eu tenha chegado perto, talvez não.

As igrejas cristãs (nem todas) simplesmente ignoram o sábado ou fazem uma interpretação muito fraca dele, não que a minha seja forte, longe de mim. Neste sentido eu procurei ver o sábado como um "prelúdio" do grande e novo dia. Isso não tem nada a ver com sua guarda ou não. Como disse um irmão "Guardar o Sábado não é pecado". Eu discordo dos irmãos adventistas não por eles guardarem o Sábado, mas por dizerem que ele é o selo de Deus.

Mas eu não pretendo ser contencioso nisso, o texto está aí para servir de reflexão, talvez no afã de dar-lhe uma resposta alguém descubra algo que eu não consegui ver.

Inclusive você meu amado irmão adventista...


O Sábado para um Adventista

Uma resposta aos meus comentários

Meu irmão Isaías, obrigado por sua resposta, gostaria de te dizer, que cheguei pensar, que o seu texto queria dizer que existe um dia de guarda e que esse dia seria o domingo. Onde lhe faria uma pergunta: então ainda existe lei? pelo texto apresentado por voce, nos dá a entender isso.Como voce sabe, nós adventistas acreditamos na importância da lei na vida do cristão, não para nos salvar, mas, como um espelho, nos mostrar onde pecamos e quanto carecemos da glória de Deus.E o sábado é um momento muito especial em que passamos com Deus.Após Deus criar o mundo, Ele criou também o sábado, para que pudesse passar junto com as suas criaturas, um momento todo especial.Assim como um casal de namorados tem um dia especial para se encontrarem, Deus também criara um dia especial para estar juntos com aqueles a quem Ele ama.Somos a sua noiva, como é gostoso ter um dia todo especial com o nosso noivo, Jesus.lamento porque, muitos cristãos não vivem esse privilégio, se o fizessem, com certeza a visão desse dia seria bem diferente.Convido a voce, meu irmão, a participar conosco, dessa benção deixada por Deus a todos nós.Um abraço!

Arides

Nenhum comentário:

Shalom!

Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!

(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)