domingo, 9 de setembro de 2007

Deus capacita os escolhidos ou escolhe os preparados?


Estava no culto hoje à noite e me veio um pensamento sobre a seguinte discussão: Pastores precisam de preparo teológico? Alguns defendem que ele precisa ser capacitado por Deus, outros dizem que ele deve se preparar porque os dias são difíceis. E as discussões em torno disso não têm fim.

A Bíblia apresenta passagens onde parece dizer que o conhecimento não serve para nada e outras que dizem o contrário, que se deve buscar conhecimento.

Eu acho que entendi! Uma discussão dessas nunca chega ao fim porque as duas opiniões são verdadeiras ao seu modo. Existe realmente uma dualidade aí que perpassa toda a Bíblia, nós não estamos entendendo o que Deus disse e confundimos as duas coisas.
”Deus capacita os escolhidos e os escolhidos se preparam!”
São complementares. A razão é um dom de Deus e apenas os seres humanos a tem e têm porque são imagem e semelhança de Deus!Porém a razão animal, divorciada de Deus e corrompida pelo pecado pode ser usada como um instrumento de impiedade negando o próprio Deus. A razão aliada a fé é um poderoso instrumento!
Uma pessoa pode ter muito conhecimento e ser pouco eficaz no que faz. Pensemos num pregador. Alguém pode se dar bem porque tem um talento natural para a retórica, mas não é eficaz, no máximo faz cócegas nos ouvidos de seus ouvintes. Algumas pessoas têm um grande conhecimento, mas não têm o dom de aplicá-lo. Um outro tem um dom e utiliza esse dom na aplicação do seu conhecimento e muitos são seus frutos.
Cada pastor deve ter no mínimo o nível da congregação que dirige para se enquadrar na exigência "Apto para ensinar" da Bíblia.O pastorado é um dom com uma finalidade: "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo; Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente Ef 4:11-14
"Pastor e doutor (aquele que ensina)" são dois desdobramentos da mesma função.Na Bíblia existem textos dirigidos aos pastores, as chamadas cartas pastorais 1 e 2 Timóteo e Tito, vejam:
1=Capacitação de Deus.
2=Preparo humano
1Tm 4:13-14
Paulo inicia aconselhando Timóteo a se preparar. Timóteo devia estar passando por problemas com seu pastorado, ele era um pastor jovem e talvez os mais velhos estivessem questionando o seu ministério, Paulo disse:
"Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá".
O pastor deve estar pronto e capacitado para ensinar a verdade e defender do erro, em seguida Paulo o aconselha a levar em conta o seu dom:
"Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério".
O primeiro texto fala do preparo e o segundo da capacitação divina, o interessante é que esse padrão ocorre também na segunda carta a Timóteo:
"Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos;"(2Tm 1:06)
"Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade;"(2Tm 2:15)
No primeiro Paulo lembra Timóteo do dom e no segundo continua aconselhando-o a estudar e se preparar.
Quando falamos em preparo não estamos excluindo a chamada, pelo contrário, quem foi chamado deve preparar-se para exercer esse chamado eficazmente!Olhando por este ângulo vocês podem perceber que a contradição acaba. São coisas complementares.
O conceito de preparo na palavra é constante nas epístolas pastorais, Paulo sabia que os pastores deviam estar preparados contra as heresias que já surgiam naquele tempo.
A capacitação/preparo é vista também nos três anos em que Jesus ensinou seus discípulos. Eles aprenderam muito em três anos, mas não estavam preparados ainda. Depois da ascensão do Senhor ao céu eles receberam a capacitação no dia de Pentecostes, a partir disso eles estavam preparados para continuara a obra e como disse o Senhor Jesus :
"Mas, aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito". Jo 14:26

Um comentário:

Paulo Silvano disse...

Caro Isaías,

Foi bom passar por aqui e saber que o seu material está disponível.
Parabens pelo blog.

pr Paulo Silvano

Shalom!

Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!

(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)