sábado, 8 de setembro de 2007

Qual Bíblia?

O século XIX foi um dos piores para a igreja cristã, foi uma época onde uma grande quantidade de idéias "confluiram" dando origem aos mais acirrados ataques à fé cristã. Uma época de racionalismo extremado, uma época que viu surgir Darwin e o seu "Origem das Espécies"; uma época de "A religião é o ópio do povo" na concepção de comunismo de Karl Marx. Esse racionalismo filosófico e pseudo-científico levou a uma re-interpretação da realidade. Essa nova realidade não admitia o conceito de sobrenatural, havia uma forte visão mecanicista do universo.

Muitos pensadores dos séculos XVI, XVII e XIII criaram modelos que levavam a prescindir da Divindade. Descartes com seu conceito aristotélico de Deus já pensava um universo que se mantinha sosinho, foi um pequeno passo para um universo sem Deus.Essa onda racionalista atingiu a teologia dando inicio ao campo liberal de estudos teológicos. A fé foi esquadrinhada numa tentativa de expropiá-la de todo elemento sobrenatural.A base da fé cristã são seus escritos. Esses escritos foram questionados ad extremum.

Foi nessa época que Ernest Renan escreveu um livro sobre a vida de Cristo sem seus aspectos sobrenaturais.Surgiu então a idéia de descobrir o que originalmente os escritos biblicos diziam, já que para o racionalismo reinante suas narrações de milagres não podiam ser verdadeiras. Essa pretenção exigia a descoberta de manuscritos antigos e eles foram descobertos, houve um boom de manuscritos antigos até metade do século XX.O mais notável, talvez, seja a descoberta pelo teólogo alemão Tischendorf do Códice Sinaiticus no Mosteiro de Santa Catarina do Monte Sinai.Em visita a este mosteiro, Tischendorf, descobriu algumas páginas em grego num a cesta de lixo. Ele identificou o texto do manuscrito como oriundo do Novo Testamento. Depois de muita falcatrua mal explicada o alemão conseguiu apropriar-se do manuscrito completo. O códice era uma edição alexandrina das escrituras e e seu texto variava bastante do texto tradicional adotado até aquela época. Foram catalogadas milhares de variações textuais.

POdemos dizer que aqui começou a moderna crítica textual. Tischendorf editou o seu texto e publicou-o. Ele precisou alterar o estilo do manuscrito que era mais próximo do platônico que do koine. Esse manuscrito foi datado como sendo do século IV d.C. Era o mais antigo manuscrito do NT conhecido. A conclusão foi rápida, se aquele era o mais antigo manuscrito e ele diferia grandemente do texto adotado, então ele era o texto original e não o tradicional! Depois disso centenas de manuscritos antigos foram encontrados. Depois de catalogados foram divididos em dois grandes grupos: O Alexandrino (Codex Sinaiticus e Codex Vaticanus, etc) e Texto Bizantino. Ou para facilitar, texto crítico e texto tradicional.

Para se construir o texto critico foram usados centenas de manuscritos conflitantes, criaram-se regras para essas escolhas e o texto foi estabelecido. Detalhe, teólogos liberais escolheram o que era escritura e o que não era, já que nenhum desses novos manuscritos eram concordantes!E o Textus Receptus de onde veio?Foi estabelecido no século XVI por Erasmo de Roterdam, estabelecido e não criado! O texto tradicional foi o que foi recebido da antiguidade e sobreviveu, sempre esteve conosco. Erasmo apenas publicou um texto tradicionalmente aceito.A questão levantada pelos liberais é de que poucos manuscritos antigos do textus receptus sobreviveram, é verdade. Poucos sobreviveram porque eram muito usados, e tudo o que é muito usado se desfaz pelo uso. Textos ruins pouco usados, por outro lado, tinham mais chance de sobreviver, por isso a abundância desses textos conflitantes.

E fato é que de Alexandria surgiram grandes heresiarcas, logo textos alexandrinos deveriam, necessariamente, refletir essas doutrinas espúrias. Lembrando que no século III (ou segundo?) Origenes já havia feito a sua "Edição" das Escrituras em Alexandria.O texto usado pelos reformadores foi o tradicional, a versão de Lutero, a de João Ferreira de Almeida, a Versão do rei Tiago (King James Version) e várias ouotras foram baseadas nesse texto. O sola scriptura era o sola receptus!As versões modernas são baseadas em um desses textos ou ambos.

Texto Critico:
Bíblia de Jerusalém;
TLH,
NTLH,
TNM,
NVI,
Tradução Brasileira

Mistas (trazem alguns textos , mas entre colchetes):
ARA,
AC,
NVI (edição brasileira).

Texto Tradicional:
ARC,
FIEL. (Almeida Corrigida e Revisada)

De todas essas a única que é 100% Textus Receptus é a Almeida Corrigida e Revisada, mesmo a ARC recebeu algumas alterações do século XIX para cá.O que definirá a escolha de uma dessas versões é a crença da pessoa.Você acredita que Deus preservou a Sua palavra fazendo com que ela chegasse pura até nós ou você acha que o texto original está perdido e que só através da critica textual podemos ter um pouco daquela palavra?

Uma coisa é um tradutor fazer uma escolha diferente de outro na hora de traduzir uma mesma palavra, outra coisa bem diferente é traduzir de textos divergentes.E essa escolha é sua!A minha eu já fiz: TEXTUS RECEPTUS.

Senão não faz sentido falar em "Palavra Inspirada" de Deus. Como é que você vai pregar uma coisa que não tem certeza de que é verdade a partir de um texto manipulado pelos homens?

E vejam que o BOOM de heresias do século XIX coincidiu com a descoberta desses textos. De onde é que vcs imaginam que as TJs tiraram suas doutrinas? Do TC, a Tradução do Novo Mundo é totalmente TC!

O que me assusta é que os pastores que sabem disso não orientam seus rebanhos, pelo menos para que eles possam fazer sua escolha. O que não dá é pra dizer que é só diferença de tradução.

As versões TC trazem um aparato crítico apurado. Aquelas notas de rodapé da NVI são isso. Você lê um texto e então vai para a nota de rodapé. "Segundo o Codex Heresiarquicus o texto pode ser..." Como é que vc vai saber qual é o texto inspirado? Vai ter que fazer uma escolha e o que vai influenciar bastante nessa escolha é o seu GOSTO!"Ah, eu acho esse aqui mais bonitinho!" Não dá mais para falar em inspiração. Se Deus não preservou a sua palavra então como ter certeza da nossa fé? Como não pensar que tudo pode ter sido manipulado?

"Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;" 2Tm 3:16.

E isso seria uma grande mentira!Onde estaria essa escritura inspirada?

Mas graças a Deus que preservou sua palavra pura como quando foi escrita!Precisamos de novas traduções sim, traduções que levem em conta a nossa realidade linguística, mas traduções da palavra inspirada: O Textus Receptus para o NT e o Texto Massorético para o AT!

SOLA FIDES, SOLA GRATIA, SOLA SCRIPTURA!!!

Nenhum comentário:

Shalom!

Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!

(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)