segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Um Jovem Que Dividiu a Igreja

Havia um jovem, não vou dizer seu nome, que se converteu numa situação chocante de risco de morte. No meio da situação toda ele fez um voto de servir a Deus. Este jovem foi recebido na igreja com o maior amor. Seu pai foi contra isso, o rapaz veio de boa família e o desejo do pai é que ele se formasse em direito. Ele realmente começou a cursar um curso direito às expensas do pai, e vocês sabem como é caro cursar uma boa faculdade de direito. Só que depois desse incidente, quando um raio caiu aos seus pés, o jovem deixou a universidade e se dedicou à igreja. Vocês sabem como é uma conversão, era só Bíblia, oração, jejum, como dizem os irmãos, esse jovem era uma benção e fogo puro! Os pastores vendo que ele tinha futuro indicaram-no para um curso de teologia pago pela igreja, já que seu pai não quis mais saber de ajudá-lo. Ele sempre foi uma pessoa muito humilde e era um servo de todos. Não preciso dizer que esse rapaz concluiu o curso de teologia com louvor. Entre os irmãos ele era o que tinha a inteligência mais aguçada, e por isso era muito admirado. Em pouco tempo ele "subiu" no ministério até que decidiram dar-lhe uma igreja para pastorear. Na igreja ele foi bem sucedido, todos diziam que Deus estava realmente abençoando o ministério daquele jovem! A comunidade em torno da igreja o respeitava e ele mantinha uma boa relação com os políticos locais, todos admiravam sua oratória e sabedoria nas escrituras. Entretanto, algo aconteceu e ele passou a pregar algumas doutrinas que destoavam do ensino da igreja, o povo se sentiu identificado com essas pregações.
Eles gostavam porque ele pregava uma certa autonomia das pessoas em relação à igreja. Seus líderes acharam meio estranho, mas por prudência deixaram que ele continuasse, até porque seus argumentos eram muito fortes.

Um dia ele começou a pregar contra as finanças da igreja publicamente. Estavam construindo uma nova sede mundial e havia uma campanha de arrecadação de verbas. Esse rapaz foi contra, afinal ,dizia ele, o povoa já contribui demais. Essa coisa cresceu tanto que até a comunidade em volta sabia do problema. Certo dia ele colocou na porta de sua igreja uma placa denunciando a igreja, fazendo várias acusações, inclusive doutrinárias. Isso foi um escândalo que levou o nome da igreja para a lama. Diante das ameaças de exclusão o jovem pediu apoio de seus amigos políticos que começaram a fazer oposição à igreja. O jovem foi chamado à sede para explicar as coisas, o pastor presidente ficou perplexo, nunca uma coisa dessas acontecera nessa igreja, houve sim rebeldes, mas esse rapaz costumava ser tão fiel, que o pastor chegou a duvidar que tivesse feito isso. O rapaz não aceitou ir na sede porque soubera por terceiros que iam agredi-lo. O pastor tentou dizer-lhe que precisavam conversar, que as coisas não eram bem assim, mas ele não quis saber.

Decidiram então encontrar-se na casa de um político local influente e o rapaz exigiu que a audiência fosse pública. No dia da audiência os representantes da igreja tentaram demonstrar-lhe o erro, mas ele de posse de sua interpretação da Bíblia disse que teriam que provar pelas escrituras e pela razão que ele estava errado. Como seus argumentos eram fortes e sua inteligência era superior a deles, os representantes da igreja saíram humilhados. Para resumir, ele entrou na justiça contra a igreja, houve até agressões entre os que concordavam com ele e os que não concordavam, bens da igreja foram embargados e o jovem acabou, com o apoio dos políticos abrindo sua própria denominação. Eu acredito que esse foi o maior encândalo que essa igreja já passou.

Vocês acham que esse rapaz agiu errado, qual deveria ter sido sua atitude correta? E como a igreja deveria ter agido com relação a ele? Será que é correto eu congregar numa de suas igrejas, será que esse ministério é amaldiçoado, já que ele não só desobedeceu, como também lutou contra o seu pastor?O pastor morreu sem ter mais paz na vida.

------------------------------------------------------------------------------------------------
Vocês já devem ter persebido de quem se trata esse rapaz, isso mesmo é Martinho Lutero. Tentei ver a história por uma ótica atual, como isso seria visto hoje. Fica a reflexão e a pergunta:
Até onde iriámos em nome da verdade?

Nenhum comentário:

Shalom!

Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!

(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)