segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Entrevista com Salomão


Zim, zum, zam, motores ligados, vamos dirigir nossa máquina do tempo para 928 a.C. Destino: a região do antigo Israel. Zim, zam, zum. Hoje temos uma entrevista muito interessante para vocês. Vamos entrevistar o famoso Rei Salomão, filho de Davi, rei de Jerusalém. Eu sou o seu repórter Isaias Oliveira!

Pousamos em Jerusalém às 9:35 da manhã de um ensolarado dia de verão. Assim que chegamos, dois soldados trajando pesadas armaduras de bronze vieram nos receber. Educadamente nos conduziram a um prédio ratangular encimado por três torres de onde eram vigiados os portões da cidade diuturnamente. Fomos levados a uma pequena sala em que havia apenas uma mesa de madeira e duas cadeiras. Orientaram-nos a sentar. Esperamos cerca de três minutos quando o secretário do rei veio nos receber. Aías era um homem atarracado, um pouco acima do peso, mas de um olhar inteligente e perscrutador. Trajava uma túnica branca de seda muito leve e sandálias de couro trabalhado com motivos assírios. Apesar da posição o secretário do Rei nos tratou muito bem, deu-nos algumas orientações e fez questão de repetir duas delas: Não perguntar sobre os casos envolvendo as concubinas do Rei e não fazer perguntas sobre as relações políticas com os vizinho de Israel. “Sem problemas”, eu respondi, pois afinal essas condições já tinham sido impostas quando travamos as primeiras negociações para que essa entrevista acontecesse. Aias disse-nos também que a entrevista seria limitada em , usando linguagem moderna, quinze minutos. O rei nessa manhã receberia duas delegações, uma do Egito e outra de Sabá. Aías gentilmente conseguiu que o rei nos recebesse no intervalo de suas obrigações como monarca do mais importante reino da época.

Depois de uma espera de meia-hora, fomos conduzidos ao salão de entrevistas do rei. Era uma grande sala bem iluminada pelas várias janelas de um lado e de outro, adornada com cortinas verdes e vermelhas e com várias almofadas espalhadas pelo chão. O rei estava sentado no seu trono, uma grande cadeira almofadada vermelha com detalhes trabalhados em ouro. Ele apoiava a cabeça com o braço esquerdo, estava visivelmente entediado.

Aías foi até a esquerda do rei e falou-lhe algo aos ouvidos. O rei sorriu gentilmente e nos chamou com um aceno de mãos. Foi-nos indicada uma almofada em frente ao soberano dois eunucos postaram-se e começaram a nos abanar com grandes abanos feitos de couro.
Salomão levantou os dois braços irritado e disse algo que eu não consegui entender, mas que levou os eunucos a saírem correndo . O rei balançou a cabeça como a reprovar algo, seu olhar era agora gentil, pude olhar bem na sua face, seus olhos mostravam sofrimento, a longa barba grisalha cobria-lhe o peito, era este o grande Salomão, pensei. Ele olhou para mim e fez um movimento de cabeça como quem diz “E aí?”.


PALAVRAS do pregador, filho de David, rei em Jerusalém: (Ec 1:01)

IO- Pregador, sabemos que o senhor tem muitas experiências ,boas e ruins (Aías me olhava preocupado), afinal o senhor conquistou muito, expandiu os limites de Israel bem além de seu pai. Há pessoas que conquistam muito também, mas que continuam com a sensação de que falta algo, de vazio, na sua opinião, qual a razão disto?

SALOMÃO- Tudo fez formoso em seu tempo: também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez, desde o princípio até ao fim. (Ecl 3:11)

IO- Mas bens e dinheiro não seriam a resposta, ou melhor, o dinheiro não traz sentido à nossa vida, felicidade?

A face do rei assumiu um expressão grave.

SALOMÃO- Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade. (Ec 5:10)

IO- Mas, e se o homem for justo ele não pode obter a felicidade administrando com justiça seus bens?

SALOMÃO- Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque. (Ec 7:20)

IO- O senhor afirma que não há justo, mas Deus não fez o homem bom?

SALOMÃO- Eis o que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias. (Ec 7:29)

IO- Com muito esforço ele não poderia mudar?

SALOMÃO- O coração dos homens está cheio de maldade! (Ec 9:3)

IO- Então não existe esperança?

SALOMÃO- Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto. (Ec 9:4)

IO- O que fazer então?

SALOMÃO- Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça. (Ec 9:8)

IO- Aí está uma coisa difícil!

SALOMÃO- Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças! (Ec 9:10)

IO- O senhor estaria querendo dizer que não devemos buscar alegria nas coisas do mundo?

SALOMÃO- Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. (Ec 11:9)
IO- Foi uma resposta dura, como fazer então?

SALOMÃO- Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade. (Ec 11:10)

Aías veio me dizer que o tempo havia terminado, eu pedi mais um minuto, o monarca acedeu.

IO- Agradeço a entrevista , ó rei, e pedimos para terminar que o senhor deixa uma mensagem aos jovens, já que o senhor referiu-se a eles anteriormente:

SALOMÃO- Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro; no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas; e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem; como também quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho, e te embranqueceres, como floresce a amendoeira, e o gafanhoto te for um peso, e te perecer o apetite; porque vais à casa eterna, e os pranteadores andem rodeando pela praça; antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más. (Ec 12:1-7, 13-14).

IO- Obrigado Doutor Qoelet!

Saí do palácio e fui direto para a TIMEMACHINE , sentei, pensei alguns momentos, que homem aquele Salomão! Que sabedoria e que presença de espírito! E que palavras! Engraçado, tinha certeza de já ter visto aquelas palavras em algum lugar! Liguei os motores.

Zim, zum.,zam.


Nenhum comentário:

Shalom!

Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!

(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)