sexta-feira, 27 de junho de 2008

Existiu época boa para a igreja?

Houve em algum tempo época boa para a igreja?

Desde o princípio da igreja já havia o alerta de que surgiriam Falsos Profetas, pessoas que falariam como que em nome do Criador, mas que trariam mensagens para desviar os homens da verdadeira Boa Nova, Jesus alertou:
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. Mt 24:11
Por estranho que pareça, mas a aceitação da igreja como instituição legítima caracteriza de certa forma decadência:
Ai de vós, quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas. Lc 6:26
Cristãos, os verdadeiros, sempre foram reconhecidos por duas coisas: A forma ordeira e justa com a qual se guiavam, não dando escândalo aos seus irmãos nem ao mundo que os cercava; E a sua impavidez diante das ameaças à sua fé. Sempre ordeiros e fiéis não defraudando ninguém, respeitando as autoridades e orando por elas, quando perseguidos ou na perspectiva de negar sua fé em nome de ideais mundanos tornavam-se rochas e assumiam as conseqüências dessa fé até a MORTE se necessário. Isso porque tinham em vista uma cidade não feita por mão humanas, eterna, nos céus e porque se viam como realmente eram, peregrinos e estrangeiros no mundo, cidadãos do céu.POr esse tipo de comportamento é que eles eram respeitados por uns e perseguidos por outros, elogiados no seu proceder e perseguidos por sua pregação e por sua missão PROFÉTICA no mundo. Um verdadeiro cristão será prudente como uma serpente e simples como uma pomba, mas nunca, jamais se calará diante da opressão. A palavra da sua boca é odiosa ao governante corrupto. Contemporizando com o mundo, a igreja abandona sua missão profética.
Nos primeiros anos da igreja houve períodos de relativa paz e extrema perseguição, mas o maior inimigo da igreja sempre atuou mais fortemente no interior dela, Paulo já previa:
Porque eu sei isto, que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão ao rebanho;E que, de entre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Atos 20:29-30
E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá, também, falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição; E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; E, por avareza, farão de vós negócio, com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. II Pd 2:1-3
Portanto a degeneração não deveria ser surpresa para ninguém.O depois todos sabem, no período dito Patrístico a igreja foi assolada por heresias e perseguições terríveis, o Coliseu Romano está encharcado do nosso sangue, também nesse período o evangelho se espalhou por todo o mundo conhecido. Depois de três séculos de perseguição o Império Romano se rendeu ao Cristianismo, ou melhor, o Cristianismo casou fora da igreja com a Besta Romana, dessa união espúria, dessa prostituição surgiu a forma de cristianismo que dominou a cristandade por toda a idade média e além dela.
Fiéis SEMPRE houve, a luz da verdade nunca se apagou completamente.Depois da Idade Média e como conseqüência de certos movimentos de restauração surgidos na marginalidade da igreja reinante o mundo foi abalado pela Reforma Protestante. A Reforma foi um movimento barro e ferro, por um lado houve um retorno à autoridade das Escrituras e apenas delas, e por outro a íntima ligação política de seus idealizadores, a Reforma não foi apenas um movimento de emancipação espiritual, mas também política.
Os reformadores acharam proteção nos reis que queriam ver-se livres da influência ditatorial do papas romanos, isso é história indiscutível.Portanto vemos que não houve uma Reforma ipsis literis. Como conseqüência da "espiritualidade" eclesiástica-política surgiram os movimentos de Reforma dentro da Reforma. Os primeiros Anabatistas foram perseguidos pelos reformados. Para esses cristãos apenas negar o romanismo não era suficiente, era também necessário cultivar um relacionamento mais profundo com a fé e rejeitar os valores mundanos reinantes. Ninguém em sã consciência pode negar os benefícios que a fé reformada trouxe ao mundo. A maior liberdade de pensamento propiciou não só o desenvolvimento religioso, mas contribuiu para o desenvolvimento das ciências como um todo. Nossa atual sociedade tecnocrática é filha direta desses movimentos de libertação da consciência humana dos ditames da superstição e do medo.
Entretanto, essa liberdade, entre fins do século 18 e todo o século 19, pariu um rebento pérfido que cresceu e absorveu a antiga autoridade "cristã", o MATERIALISMO em suas diversas formas. E o mais incrível, os propagadores dessa "nova" cosmovisão eram oriundos das fileiras da igreja. Darwin era teólogo, Marx era filho de judeus convertidos ao cristianismo reformado, Nietzsche era filho de um pastor luterano oriundo de uma vasta linhagem de pastores reformados.
Nos séculos 17, 18 e 19 houve movimentos de retorno, mas foram fracos diante das igrejas principais, seus heróis estão inscritos na galeria dos gigantes da fé.Aquele rebento teve um irmão meio-religioso chamado Liberalismo Teológico que questionou todas as principais doutrinas cristãs.O século 19 viu surgirem do outro lado do Atlântico os principais movimentos heterodoxos que dominariam boa parte do movimento evangélico, adventismo, mormonismo, Testemunhas de Jeová, todos na nação emergente que um dia dominaria o mundo, EUA.
A América era então o sonho colorido para um povo cansado de lutas e ansioso por cultivar sua fé numa terra livre de convulsões sociais, políticas e religiosas.
No inicio do século vinte explodiu aquela que poderia ser a reforma definitiva, o desejado retorno definitivo à fé do primeiro século com tudo o que isso significava, era o Movimento Pentecostal.Manifestações carismáticas foram comuns em todas as eras, mas por ironia o seu ápice foi contemporâneo dos principais movimentos de afastamento da fé proporcionados pelo materialismo em suas diversas formas, principalmente pelo liberalismo teológico que varreu as igrejas da reforma e que as domina até hoje.Rejeitar isso é o que se chama ser FUNDAMENTALISTA.
O século vinte foi em miniatura um reflexo de toda a história do cristianismo.O Pentecostalismo foi pai de inumeráveis heresias.Cristãos foram perseguidos e mortos (ainda são) por movimentos políticos e religiosos em todo o mundo, proporcionalmente falando, mais sangue cristão correu neste século do que em todos os precedentes!Escândalos sem fim abalaram a credibilidade da igreja. A igreja calou-se diante do Nazismo (como instituição), muitos cristãos estiveram envolvidos no Watergate. Os principais presidentes americanos eram de origem protestante.A igreja como um todo se envolveu em corrupções políticas. Nos países comunistas surgiram as igrejas "Oficiais", braços do Estado.A igreja foi mais longe do que em qualquer tempo anterior, o movimento missionário foi e é constante.
Isso tudo, tudo o que aconteceu anteriormente, nos leva ao século XXI.As ameaças internas hoje são maiores que as externas.A igreja está cada vez mais envolvida na política andando conforme os caminhos políticos. O funcionamento interno e administrativo é uma cópia do modelo administrativo-político público.A igreja simplesmente cala-se diante da opressão e. pior, participa dela, não pode ser profeta porque está envolvida. Lobos vorazes dominam o cenário, o que valem são as peitas e os lucros, quase não há ética, poucos se mantêm fiéis. Ninguém está disposto a ser cristão até as últimas conseqüências, o FAVOR Político é mais importante.A igreja, há exceções, como em tudo acima, simplesmente ignora o sofrimento dos pobres, dos que sofrem, dos presos. Se existe movimento é individual e não parte da estratégia eclesiástica.Nossos políticos nos envergonham.Quase não há mais pão verdadeiro na igreja (palavra). O objetivo da glória de Deus está, se não foi, sendo substituído pelo subjetivismo das emoções particulares. Pregadores especializados exploram esse rico filão.Como o movimento espiritual verdadeiro exige consagração e renúncia, na tentativa de restaurá-lo sem esforço multiplicam-se as aberrações espirituais, dentre as quais os RETETÉS tão prezados por certos componentes dessa comunidade.Quem viu Jesus ou os apóstolos pregando meia hora ou mais para ver "O FOGO DESCER"? A manifestação do Espírito sempre foi conseqüência da verdadeira pregação do Evangelho, só entre nós essa lógica anda invertida:
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demónios; falarão novas línguas; Mc 16:17
Materialismo;
Egocentrismo;
Capitalismo;
Anetiquismo; (não sei se existe a palavra, sem ética)
Obstinacionismo; (vivem presos a opiniões, obstinados no seu pensar)
E por aí vai...Por tudo isso eu acho que a igreja nunca viveu uma fase tão ruim, tão de afastamento dos verdadeiros ideais cristãos.

Pelo que eu vejo nas pessoas a LUZ DA VERDADE brilha como nunca, mas nos porões das instituições.
SABE, porém, isto; que, nos últimos dias, sobrevirão tempos trabalhosos;Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias, carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim, também, estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como, também, o foi o daqueles. II Tm 3:1-9
Aprendem sempre, mas não podem chegar ao conhecimento da VERDADE!

Nenhum comentário:

Shalom!

Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!

(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)