terça-feira, 26 de julho de 2011

Peça "Anjos"

Anjos
       
             Resumo: Letícia é uma jovem recém convertida. Inteligente e indagadora, resolve questionar seu professor de escola dominical ( Eduardo) acerca dos anjos. Ela estivera em um culto e lá ouvira o pregador falar muito em anjos dizendo que ele mesmo os via na congregação. Aquilo a deixou perplexa, pois se lembrou de Colossences 2:18 onde este comportamento, ao seu ver, era condenado. Eduardo não dá uma resposta direta, antes explana biblicamente a doutrina dos seres celestes, deixando que Letícia tire suas próprias conclusões. Enquanto ele explana este ensino, atores encenam  alguns eventos relacionados aos anjos. Letícia aprende que anjos existem e são “espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” Hebreus 1:14. Depois disso ela recebe a visita de um andarilho (na verdade um anjo disfarçado) e dá-lhe comida. Anjos e demônios batalham em torno de Letícia pela sua alma. Ela sofre tentações e resolve procurar Eduardo. Ele ensina-lhe sobre a armadura de Deus e convida Letícia à oração. Em meio à oração os anjos vencem os demônios e Letícia têm finalmente a visão dos seus protetores. A peça termina com a execução da música “Hospedando anjos sem saber” do grupo Prisma.
            Objetivo: Manifestar corretamente o ensino bíblico acerca dos anjos e mostrar que de posse da armadura cristã todo crente pode e deve batalhar espiritualmente contra os poderes das trevas. 


             (Eduardo, sentado, está lendo a Bíblia quando Letícia entra apressadamente).
Letícia - Eduardo, Eduardo!

Eduardo - (Levantando) Letícia? Aconteceu alguma coisa, porque a pressa?

Letícia - Não, não aconteceu nada.Quero dizer, aconteceu, mas nada, assim, grave, é que eu estou com uma dúvida...

Eduardo - Calma irmã! Primeiramente a Paz do Senhor! (Diz estendendo a mão)
Letícia - Ah, me perdoe, a ansiedade é tanta... Paz do Senhor!
Eduardo-(Fazendo sinal para ela sentar) Senti sua falta na escola dominical, por acaso sua dúvida é relacionada com a aula desta manhã?
Letícia - Não exatamente. É que uma amiga me convidou para visitar a igreja dela. Eles estão realizando um trabalho missionário, sabe? E esta manhã veio um pregador muito famoso e a minha amiga insistiu para que eu fosse lá, por isso eu não vim na escola hoje.

Eduardo - Sei. Mas como é que eu posso te ajudar, qual é a dúvida que está te deixando tão ansiosa?

Letícia – Bem, é que no culto... Estava uma benção, mas o pregador...

Eduardo – Letícia se acalme, vamos por partes, o que tem o pregador?
Letícia – Ele era muito bom, contou experiências muito edificantes. Ele falou sobre as dificuldades que enfrentou nos lugares onde trabalhou, tudo muito bom, então ele começou a falar sobre anjos. Disse que viu anjos diversas vezes, que sempre falava com eles e chegou mesmo a dizer que estava vendo anjos naquela hora. Disse que via anjos subindo e descendo na igreja, levando e trazendo coisas do céu... Isso me perturbou bastante. É que outro dia eu estava lendo a Bíblia e encontrei um texto em Colossences 2:18, eu não lembro de cabeça, você pode ler, por favor?
Eduardo – (pega a bíblia e lê) Claro! Deixe me ver, Gálatas... Efésios... Filip... Ah! Colossences, aqui está “Ninguém vos domine a seu bel prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, (...)”.
Letícia - É isso que me preocupa irmão, esse texto parece reprovar aquele comportamento do pregador, quero dizer, eu não quero e não posso julgar aquele irmão, mas não posso negar que estou perplexa, mesmo porque eu não sei muito sobre anjos. Você sabe Eduardo que eu aceitei Cristo há pouco tempo, você mesmo me evangelizou. O mundo espiritual ainda me assusta um pouco, eu sempre encarei anjos como mitologia. Será que você tem uma resposta para isso Eduardo? Afinal você é meu professor e meu pai na fé!
Eduardo – Pai não Letícia, irmão mais velho. E resposta eu não tenho, a Bíblia é que tem! Eu não posso te dizer que aquele irmão teve ou não as experiências que ele disse ter tido, certas coisas estão fechadas para nós. Eu não sou nem mesmo capaz de dizer com certeza o que se passa com você, isto é, no seu interior, e olha que você está aqui na minha frente. Mas uma coisa eu posso afirmar com certeza: Anjos existem e eles não são seres mitológicos. Um anjo anunciou a Maria que ela daria a luz ao Messias, Anjos estiveram com Abraão para, junto com a aparição do Senhor, anunciar a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Um anjo trouxe revelações de Deus ao profeta Daniel. Um anjo libertou milagrosamente Pedro da prisão e anjos aparecem constantemente na revelação que o Senhor Jesus deu ao apóstolo João, o Apocalipse. Tão certo como Deus existe assim também os anjos existem! O que eu posso fazer irmã é te orientar pela Bíblia  e deixar que o Espírito Santo te ilumine e te dê as respostas que você procura.
Letícia – Por favor, faça isto!
Eduardo – (Folheando a Bíblia) Bem, deixe-me ver, no livro do Gênesis está escrito que Deus ao acabar sua obra “viu que era bom” por isso devemos acreditar que os anjos também foram criados bons.

Letícia – É, os anjos são vistos como criaturas boas.

Eduardo – “Anjo” é um termo que, tanto em grego quanto em hebraico, significa “mensageiro”. Os anjos foram criados um pouco superiores ao homem como diz o salmo oitavo, versículos quatro e cinco “que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste.”
Letícia – Isto nos faz supor que de alguma forma os anjos por essa superioridade têm divindade?
Eduardo – De forma alguma! Anjos, apesar de tudo, são seres criados! Foi Cristo quem sofreu por nós na cruz, os anjos são, por assim dizer, nossos irmãos mais velhos no céu. “Anjo” é um termo geral, existem querubins, serafins e arcanjo, que têm funções e forma diferentes. “Anjo do Senhor” às vezes é um termo que se aplica ao próprio Deus, neste caso dizemos que ouve uma “Teofania”. Muitas vezes era uma aparição do Senhor Jesus, como neste caso em Daniel 3:24 e 25: “Então, o rei Nabucodonosor se espantou e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus”. Anjos não têm sexo: “Porque, na ressurreição, nem casam, nem são dados em casamento; mas serão como os anjos no céu”. Mateus 22:30. Os anjos terão uma função importante no arrebatamento da igreja: “E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus”.Mateus 24:31.
Letícia – Quanta coisa eu ignorava sobre os anjos!
Eduardo - E isso é só um resumo, há muito mais coisas. A Bíblia não nos dá muitos detalhes sobre como ou quando os anjos foram criados ou como especificamente se deu a queda de alguns deles...
Letícia - Queda!? Como assim, quer dizer que eles também caíram?
Eduardo – Também, na verdade a Bíblia nos manda ter cautela com relação aos anjos, escute isso: “Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus Nosso Senhor”. Romanos 8:38 e 39. A Bíblia ainda diz que mesmo se um anjo pregasse um evangelho diferente do que fora revelado seria maldito, ela nos diz que nós julgaremos os anjos, que alguns deles não guardaram o seu estado original, que Satanás se transfigura em anjo de luz...
Letícia - Como assim, o que tem a ver o inimigo com os anjos?
Eduardo – Muito, na verdade ele mesmo foi um anjo santo, um querubim.
Letícia – E porque ele deixou de ser?
Eduardo – Na verdade é uma longa história e ainda não foi bem contada, mas muitos estudiosos das escrituras acreditam que em dois trechos de Isaias e Ezequiel ela é revelada. Vejamos, Isaias 14:12 á 15 e Ezequiel 28:12 á 15...
(Neste momento a ação muda de foco dos dois para um personagem que entra em cena, ele representa o anjo caído, que entra e senta voltado para o público)

Narrador – Assim diz o Senhor (o anjo volta-se para traz) Tu eras o selo da medida cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: Sardônia, topázio, diamante, turqueza, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados (anjo caído dá umas voltas no palco com ar arrogante, exaltado). Tu eras o Querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti!           Tu dizias no teu coração:

Anjo caído – Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
Narrador – Como caíste desde o céu (anjo caído cai ao chão), ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra tu que debilitavas as nações! Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; Por terra te lancei! Tu disseste: “Subirei sobre as alturas” e contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo!
(Anjo Caído sai de cena correndo com os braços diante dos olhos, o foco da cena volta a ser Eduardo e Letícia)
Eduardo – Depois disso ele conseguiu seduzir outros anjos que o seguiram, a Bíblia fala em um terço e olha que o número dos anjos é de milhares de milhares. Desde então há uma guerra acontecendo diante de nós, mas que não conseguimos ver e cujo prêmio é a alma humana.
Letícia – Mas então Eduardo, qual deve ser a minha atitude com relação aos anjos?
Eduardo – (Fica em pé) Pense o seguinte: “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”. Salmo 34:07 ; “ Não são porventura todos eles espíritos ministradores enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Hebreus 1:14. E por favor não esqueça Hebreus 13:2 “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela, alguns, não o sabendo, hospedaram anjos”.
( Eduardo sai de cena e Letícia fica folheando a Bíblia)
Letícia - A gente imagina que sabe alguma coisa e descobre que sabe tão pouco. Anjos, demônios, arcanjo, querubim, Serafim...Meu Deus, quanta coisa...
(  Neste momento Letícia é interrompida em seus devaneios por um homem que entra pedindo comida, ele, aparentemente um andarilho, é na verdade um anjo)
Andarilho – Por favor mocinha, você tem algo para eu comer...oh e que sede também! (olha em volta) Vocês têm uma bela igreja aqui, como seria bom que os cristãos tivessem bons corações como têm bons templos!
Letícia – Senhor, eu não tenho comida...Oh espere, acho que tem algumas sobras do lanche que fizemos com a mocidade ontem, o Senhor não se importa, importa?
Andarilho – Não minha filha, que é isso, comida para nós viajantes solitários é sempre bem vinda, mesmo que sejam restos, como vocês dizem. Você ficaria admirada em ver o que as pessoas podem comer quando realmente têm fome. Vocês têm uma cultura de desperdício, mas se vissem crianças comendo ratos ou o que é pior sem ter o que comer durante semanas nos campos de refugiados da África...
Letícia – O senhor esteve na África?!
Andarilho -  Eu estive em muitos lugares minha filha, e não sou analfabeto, leio o quanto posso. Entretanto certas coisas são encobertas para você... logo você entenderá.
(Letícia lhe dá pão e água, ele come avidamente).
Letícia – Sabe, eu conheço um albergue cristão que poderia receber o senhor, o senhor teria um teto, boa comida e acompanhamento médico e psicológico...
Andarilho – Você me toma por louco! Mas eu não sou louco, se eu lhe dissesse tudo o que sei você me colocaria numa camisa de força agora mesmo...Mas você tem um bom coração Letícia, um coração onde verdadeiramente Cristo habita!
Letícia – (Assustada) Como o senhor me conhece? Quem lhe disse o meu nome?

Andarilho – Existe Um que te conhece mais do que você mesma se conhece, Ele diz há e há, vem e vem, seja e já é, e é Ele quem diz: Provada foste e aprovada estas! (Vira a costa e sai. Enquanto ele sai figuras de negro entram e cercam Letícia, são demônios que vieram tenta-la).

Letícia – Mas como é que ele sabia meu nome. Que é isso Letícia? Você está muito impressionada com essa história de anjos. Ele simplesmente deve ter ouvido minha conversa com o Eduardo e resolveu dizer aquilo para fazer com que eu lhe desse comida. Espere, ele disse meu nome depois que eu lhe dei a comida e... ah deixa pra lá!
(Anjo caído esta próximo de Letícia, chama por ela).

Anjo caído - Letícia! Letícia!

(Letícia olha para os lados procurando quem falou com ela, mas não vê nada).
Anjo caído – Você acha que Deus se preocupa com você? Não, ele não te ama! Ele é um ditador trovejando ira dos céus!
(Letícia põe as mãos na cabeça, demonstra angústia).
Letícia – Não! Que pensamentos são esses, Deus é amor!
Anjo caído – Amor!? Que amor (grita) é esse que entrega o próprio filho a uma morte injuriosa? Não leu o que o crucificado disse? “Deus meu porque me desamparaste?”.
Letícia – Jesus entregou a vida para que o homem fosse salvo.

Anjo caído – Ele morreu, não pôde se salvar, foi humilhado pelos romanos, rejeitado pelos judeus, seu próprio povo! Eu estava lá! E você espera ser salva por Ele? ( Os demônios empurram Letícia de um lado para o outro)

Letícia – Senhor! Me ajude Senhor!
( Neste momento chegam os anjos de Deus liderados pelo andarilho, que na verdade é o anjo do Senhor).
Anjo do Senhor - Parem! Essa alma não vos pertence!
Anjo caído – O direito se conquista pela força, vinde pegá-la, se puderdes!
(Os anjos lutam com os demônios, Letícia é lançada de um lado a outro)
Letícia – O que está acontecendo, que desespero. Parece que eu estou caindo num abismo. Deus, onde está o Senhor?
( Um demônio vem até Letícia e grita para ela “ Cobiça” um outro diz “ Desespero” ainda outro “duvida” e novamente “Morte”, Letícia se ajoelha e chora)
Um anjo – (Diz para o anjo do Senhor) Capitão, não estamos conseguindo protegê-la, precisamos de ajuda!
Anjo do Senhor – Ela tem que nos ajudar, ide buscar ajuda!
( O anjo sai e volta trazendo Eduardo)
Eduardo – Letícia, o que aconteceu?
Letícia – Oh, Eduardo, pensamentos terríveis, desespero, me ajude, por favor!
Eduardo – Levante-se Letícia, isso é opressão maligna, não deixe que o inimigo te destrua! A Bíblia diz..
Anjo caído – Que Bíblia o que! A Bíblia é um livro antigo cheio de... ( Leva um empurrão do anjo do Senhor)
Eduardo – Eu sinto a opressão, me dê sua mão Letícia ( ela dá) a Bíblia diz em 1ª Pedro 5;8 e 9 “Sede sóbrios; vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmão no mundo”. Resista Letícia, resista!
( Anjos e demônios lutam)
Letícia – Eduardo, como eu posso resistir?
Eduardo – Está escrito ( Quando ele diz isto os demônios caem por terra) em Efésios  6:10 ao 13 “No demais, irmão meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que podais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”.
( Os demônios levantam e vem em direção à Letícia)
Letícia – Como eu tomo a armadura de Deus? Ajuda-me Senhor!
Eduardo - Está escrito ( os demônios caem novamente) “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça”.
( Os anjos vestem  uma couraça em Letícia, os demônio avançam, mas não podem mais feri-la)
Letícia - Eu melhorei um pouco, mas ainda sinto a opressão.
Eduardo – Ainda tem mais, escute: “E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;”.
(Os anjos calçam uma sandália em Letícia, um demônio tenta alcançar Letícia, mas ela bate o pé e ele cai).
Eduardo – “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do inimigo”.
( Os anjos lhe dão um escudo, um demônio tenta atingi-la com a espada mas ela se defende com o escudo).
Eduardo- “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”.
( Os anjos põem um capacete em Letícia e lhe dão uma espada, os demônios empurram os anjos e vem todos em cima de dela gritando “morte, pecado, cobiça, ódio, avareza, sensualidade, ateísmo, etc”)
Letícia – Eduardo, eu ainda sinto o mal, faltou alguma coisa?
Eduardo – Uma apenas, está também escrito “Orando em todo o tempo com toda a oração e suplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. Venha, vamos orar!
( Os dois se ajoelham e começam a orar, os demônios gritam e uivam, )
Anjo do Senhor – O Senhor te repreenda!
 ( Os demônios caem, levantam e saem correndo e gritando, o anjo do Senhor vai até Letícia, toma sua mão, ela olha para cima e então...).
Letícia – Eu vejo, eu vejo ( olha para o público) tem anjos, tem anjos ao nosso redor!

          As luzes se apagam. Uma luz se acende no meio do palco. Começa a execução da música “Hospedando anjos sem saber”. A cantora está de branco, representa um anjo, se coloca na luz. Próximo ao fim da música ela sai da luz e uma criança que vem por trás dela se coloca na luz cantando a parte final da música “ anjos, cuidam, buscam, amam,etc”. A primeira cantora canta no escuro por trás da criança “Deixa eu segurar tua mão...”, na terceira repetição ela vem para a frente e segura a mão da criança. Neste instante, todos componentes da peça vão para a frente e oferecem suas mãos às pessoas que estão sentadas e cantam juntos a última repetição da musica. No fim todos se abraçam e a peça termina. Amém.   


 Hospedando Anjos Sem Saber


Talvez exista uma luz em minha alma
Talvez a chama esteja pequena
Quase à beira de se apagar
Talvez existam coisas que eu não entenda
Mas mistérios existem e por isso
Eu preciso ter fé
Pois as vezes hospedamos anjos sem saber


Sei que existe um lugar onde vamos voar
Mas alguns dizem que Deus não existe
E que um tolo eu sou
Talvez exista mais além do que vemos
Quem é esse estranho ao seu lado?
Não o despreze, não seja cruel
Pois as vezes hospedamos anjos sem saber

Lutas no coração e na mente
Pois ficamos presos ao mundo
Não sabendo como agir
Enquanto isso no céu os anjos reunidos
Levam todos os nossos anseios
A Cristo, o Senhor
Talvez hospedemos anjos sem saber
Talvez hospedemos anjos sem saber
Anjos sem saber

Anjos cuidam, buscam, amam
Ouvem, ajudam, protegem, esperam

(Anjos) Deixa segurar sua mão
(Cuidam) Levá-lo a Canaã
(Buscam) E Deus o guiará
(Amam) Ao novo lar

(Ouvem) Deixa segurar sua mão
(Ajudam) Levá-lo a Canaã
(Protegem) E Deus o guiará
(Esperam) Ao novo lar

(Anjos) Deixa segurar sua mão
(Cuidam) Levá-lo a Canaã
(Buscam) E Deus o guiará
(Amam) Ao novo lar

(Ouvem) Deixa segurar sua mão
(Ajudam) Levá-lo a Canaã
(Protegem) E Deus o guiará
(Esperam) Ao novo lar.
  

Autor (da peça): Isaías Gonçalves de Oliveira

Nenhum comentário:

Shalom!

Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!

(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)