sexta-feira, 3 de setembro de 2021

A Bíblia fala de ecologia?



O cuidado com o planeta, a ecologia, é um dos temas mais criticados pelos novos movimentos ideológicos. E é fácil de entender isso, preocupar-se com a ecologia significa limitar produção e, por consequência, consumo, uma pedra no sapato da economia.

Só que é uma loucura devastar um local de onde, ainda, não se pode sair, condenando as gerações futuras ao caos.
O interessante é a relação entre cristianismo evangélico e movimentos de negação dos problemas ecológicos. É certo que Weber relacionou protestantismo e capitalismo, mas o título do livro começa com "ética".
De fato, embora se diga que isso é um desvario progressista, a Bíblia apresenta muitas diretrizes de ordem ecológica. Os proto-pais, por exemplo, foram postos para lavrar e cuidar do Jardim do Éden. O pecado causou sua expulsão e a desolação da Terra.
A Lei possui numerosos mandamentos sobre o cuidado com a Terra. Levítico 25, por exemplo, estabelece um ano sabático de descanso para ela. O Cativeiro Babilônico durou o tempo ( Jr 25:11; Dn 9:2) não cumprido dos sabáticos desde quando os israelitas possuíram o território do Israel bíblico.
Em Provérbios 12:10 a crueldade com animais domésticos é mostrada como maldade, e o princípio pode ser estendido a todos os animais.
E, finalmente, Apocalipse 11:18 fala que Deus vai destruir os que destroem a Terra. Isso significa, especialmente, a maldade que se opõe a Deus criando o caos na sociedade humana daquele tempo, mas também a impiedade daqueles que se acham donos daquilo que pertence a Deus, a Terra e sua plenitude. O fato é tão importante que no Milênio Terra e natureza serão restauradas ( Isaías 11) ao seu estado paradisíaco.
Existe aí uma ética bíblica do cuidado com o planeta, embora ele esteja destinado a ser passado pelo fogo ( 2 Pedro 3:12-13).
Consciência ecológica não é coisa de "progressista" ou "eco-chatos", é um valor bíblico para o bem estar humano e o respeito ao Criador que nos colocou aqui.

Nenhum comentário:

Shalom!

Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!

(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)