sexta-feira, 3 de setembro de 2021

EM DEFESA DA FAMÍLIA, DA MORAL E DOS BONS COSTUMES!!!

Nessas mais de duas décadas no meio evangélico, vi muitas vezes como esse discurso pode ser vazio. Muitos pais, depois de criarem os filhos na igreja, com Escola Dominical toda semana e várias outras atividades direcionadas para as crianças, viram seus filhos "caírem no mundo". A coisa mais comum é encontrar filhos de crentes cumprindo pena, inclusive de pastores, ou mesmo gente que se "desviou dos caminhos do Senhor".

E não é porque tiveram maus pais ou coisas assim, mesmo filhos vivendo em lares exemplares às vezes se desgarram. E sobra para os pais a frustração e o arrependimento pelo erro que nem sabem qual foi. E isso é mais comum nas igrejas mais "radicais", aquelas que exigem mais dos seus membros.
Por que isso ocorre? Porque a fé cristã, diferente do seu antecessor, o judaísmo bíblico, sabe que UM CONJUNTO DE REGRAS impostas por um SISTEMA DE COERÇÃO é ineficiente para mudar pessoas. Elas podem até "andar na linha" pelo medo, mas isso apenas cria hipocrisia. O que realmente muda as pessoas é a CONVERSÃO, a experiência com a fé. E mesmo assim pessoas conversas podem viver toda uma vida lutando contra suas inclinações e eventualmente cair. A Bíblia não ignora isso, por isso Paulo fala em "carne limitando contra o Espírito" (Gálatas 5:17). A fé cristã não é um programa social como era o judaísmo bíblico ou o islamismo atual, mas uma experiência de salvação com a qual o indivíduo se confronta e decide se a aceita ou não
E mesmo sabendo disso, muitos cristãos defendem uma bandeira de imposição de moralidade à sociedade. Mesmo sabendo que isso não funcionou nem DENTRO DAS SUAS CASAS. Com certeza alguém vai alegar que na sua casa não foi assim, e eu vou repetir que é porque seus filhos tiveram a experiência da fé além da imposição moral.
E estou falando só de filhos, mas também são comuns os "desvios" de líderes e de pessoas que possuem alguma responsabilidade, como os tesoureiros.E todos vivem sob pesada vigilância. E não só aí, mas em desvios que se tornaram conhecidos de toda a sociedade, como aqueles promovidos por evangélicos na política.
Esse discurso só tem uma função, manipular as pessoas. Mas elas não são desculpáveis, têm a Bíblia e têm essas experiências que sabem que são verdadeiras.
É triste ter que repetir isso, mas não temos que impor moral ao mundo, nós temos que ser a moral que confunde o mundo.

Nenhum comentário:

Shalom!

Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!

(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)