terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O Demônio de Sócrates na História Mundial II

Religião
Uma das primeiras lutas da Igreja primitiva, fora o legalismo, foi contra o Gnosticismo, ou seja, uma grande número de correntes filósófico-religiosas que acreditavam na salvação pela gnose ou conhecimento. Essas doutrinas filosófico-religiosas diziam que no Ideal estava Deus e que a partir dEle havia elos e que quanto mais distantes dEle mais imperfeitos eram esses elos que culminavam no mundo material. A Queda do Homem era a queda na matéria, no mundo sensível. Isso lembra alguma coisa? Exatamente, a doutrina platônica. A Gnose foi um sincretismo do cristianismo e do platonismo. Platão acreditava num Demiurgo, uma espécie de deus menor que criou o mundo sensível, Deus continuava lá como o Motor Universal de onde fluía todo o resto. Não por acaso essa doutrina atravessou séculos, mas vamos sem pressa. Marcião criou uma espécie de Gnose que acreditava que o demiurgo era um deus mal e que ele era o Deus do Antigo Testamento em oposição ao Deus do Novo Testamento, pai de Jesus. Não por acaso cada um a dessas idealizações da divindade obedecia ao plano Ideia/matéria. A doutrina da igreja, apesar de tudo, continuava pura, entretanto no segundo século o inimigo começou a bater por dentro. Inegável o trabalho dos apologistas antigos na defesa da fé, entretanto foram eles que lançaram as bases para a fusão com o platonismo. Muitos deles haviam sido filósofos e utilizavam as ferramentas da filosofia para explicar o Cristianismo. Como Platão tem muitos pontos em comum com o cristianismo, tais como o deus idealizado, a imortalidade da alma, não tardou para que ele fosse visto como uma espécie de "pré-cristão".Quem leu a respeito das discussões daquela época sabe do que estou falando: "A substância do filho é igual a três partes" ou coisas do tipo.
Entendam uma coisa sobre os conceitos ideia/matéria: A história sempre se repete assim, um conceito é aceito, a tese, logo aparece outro que o nega, a antítese.. Depois de um confronto inicial esses conceitos se fundem na Síntese. O que acontece é que num dado momento você não pode mais distinguir o que é tese do que é síntese pois esse processo é constante. Uma síntese ocorreu na criação do cristianismo medieval, fruto de um processo de adaptação do cristianismo ao paganismo reinante. A Igreja católica Romana é fruto dessa síntese, ela mesma é tese e antítese em relação ao que era e ao que viria depois. Quem estudou o paganismo encontrará facilmente suas práticas na ICAR. De novo os conceitos ideal/material. A idade média foi marcada por essa relação, não por acaso no século VII surgiu o Islam, uma mistura de cristianismo, gnose, judaísmo e paganismo árabe. Aristóteles dominou esse período. O fim da idade Média coincidiu com um movimento chamado Renascimento. O Renascimento nada mais é do que uma volta aos modelos clássicos greco-romanos. isso mais a Reforma Protestante minaram o poder da ICAR. Como consequência das cruzadas, ou em função delas, um novo poder surgiu na história, os Templários. Inicialmente esses cavaleiros monges defendiam os peregrinos em visita aos lugares santos, logo, em razão de alguma segredo que segundo os teóricos de conspiração de plantão, eles mudaram. A ideia é de que eles descobriram algum segredo nas ruínas do Templo de Salomão, eles se tornaram uma sociedade secreta mística em função disso. Em torno de 1300 o rei Francês Filipe , O "Belo", lançou um ataque mundial contra esses cavaleiros e os estirpou do mapa, ora isso foi o estopim para o surgimento do paganismo moderno, uma vez livre da igreja o misticismo pode desenvolver-se em vários ramos que dariam origem à Maçonaria, aos Rosas Cruzes e a uma infinidade de ordens secretas detentoras dos segredos dos templários.

BAPHOMET
Uma das principais acusações aos Templários é de que eles adoravam uma cabeça de bode chamada BAPHOMET e simbolizada na estrela de cinco pontas invertida.Existe um segredo aí. Baphomet escrito em caracteres hebraicos fica assim: בפומת , utilizando o antigo sistema cabalístico da GEMATRIA, isto é, substituir a letra por aquela que ocupa a sua posição na ordem inversa (A por Z, B por X, etc) chegamos à palavra שופ'א que é σοφια, ou seja, sabedoria em grego! Ora, isso nos leva de novo a Sócrates. Qual era o seu ideal senão buscar a Sabedoria? E que sabedoria era essa? Em termos gerais seria voltar para o lugar de onde viemos, o mundo das ideias. Interessante é que Eva quando tentada pela Serpente recebeu a promessa de conhecimento e de igualdade com Deus, esse conhecimento traria a igualdade. Para Platão Deus estava no fim da corrente no mundo das ideias, de certa forma, a busca humana tem sido por isso desde o princípio, essa é a busca da Gnose, da sua irmã esotérica Cabala e de toda religião humana, lembrando que esse esforço prescinde de Cristo. Interessante que esse sistema gemátrico foi usado primeiramente por Jeremias quando ele o utilizou na palavra Sesaque que simbolizava Babilônia, Shim, shim , caf por beit, beit, lamed.
"Como foi tomada Sesaque, e apanhada de surpresa a glória de toda a terra! como se tornou Babilônia um espanto entre as nações!" Jr 51:41
Temos então uma linha que nos leva da disseminação do misticismo moderno exemplificado nos Templários, passando por Sócrates com seu demônio e chegando na Babilônia. Eu te pergunto se tudo isso têm relação ou não, será acaso que o último império o mundo será chamado Babilônia? Voltemos agora a filosofia, lembrando que naquela época não havia a divisão das ciências que há agora, tudo estava na filosofia, então é nela que veremos o germém que dará a luz às nossas ciências modernas.

Nenhum comentário:

Shalom!

Seja Bem Vindo (a) meu (minha) amigo(a), fique a vontade para copiar o que te interessar e distribuir. Apenas peço que cite a fonte. No mais que Deus te abençoe com todas as benção espirituais em Cristo!

(No fim da página você pode deixar um recado para mim, além dos comentários habituais.)